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quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Embratel e Coelhinho Pascoal Lacta



EMBRATEL

        Em 16 de setembro de 1965 a empresa de telecomunicações EMBRATEL iniciou suas atividades no Brasil, revolucionando o sistema no país. Antes do surgimento da Empresa Brasileira de Telecomunicações, as ligações eram muito demoradas, principalmente as interurbanas, que se esperava cerca de um dia para serem realizadas. Sendo assim, a Embratel surgiu com a pioneira na implementação de melhorias em comunicação no Brasil, onde se adaptou às mudanças que aconteciam no mundo através desse meio, como o surgimento do DDI ( Discagem Direta Internacional) possibilitando o Brasil a manter contato com diversos países através do telefone. 
       Nos anos 90 acontece a revolução digital e tecnológica com a chegada da internet, e a empresa que antes era estatal passa a ser privada, gerando um crescimento considerável à companhia, que passou a competir no mercado internacional. 
       Não se pode deixar de lembrar da Embratel sem o seu famoso slogan que circulava constantemente na TV: "Faz um 21" passou a ser sinônimo de ligações para todos os lugares possíveis, com a atriz Ana Paula Arósio como principal garota propaganda da marca, que ganhou até uma sósia mirim super fofa nos comerciais, para a graça do público. A empresa também fez sucesso com a campanha ao qual três meninos gordinhos e simpáticos, os meninos DDD, cantavam a sigla constantemente durante suas propagandas cativantes. 
        

         Faz um 21!


COELHINHO PASCOAL LACTA
    
      É quase impossível durante a Páscoa ver ovos de chocolate e não lembrar de Lacta e seu carismático personagem coelhinho Pascoal, que anima as crianças com sua energia contagiante, quase tão bagunceiro quanto elas na expectativa de ganhar chocolate. A marca, que foi a primeira a fabricar chocolates em formato de ovos no Brasil, também teve grande sucesso ao lançar o chocolate com casca dupla e recheio Sonho de Valsa e logo após o primeiro bombom com chocolate branco, Ouro Branco no Brasil.
     No período de Páscoa, a Lacta é o maior sucesso de vendas de chocolate no país, tudo isso graças a anos de experiência e pioneirismo na qualidade, assim como a conquista do principal público consumidor de ovos de chocolate, as crianças, com seu coelhinho simpático que passou por atualizações gráficas sem deixar o carisma e a alegria, seus atrativos principais, de lado. 

       

      
Pascoal


Referências:



Maiara Cristine Cabral
       






quinta-feira, 23 de janeiro de 2014



Em meados dos anos 40 o jovem e ambicioso Attílio Fontana é convidado pelo prefeito de Concórdia, situada no oeste catarinense, para assumir a gestão do quase falido frigorífico da cidade. Como não era bobo, Attílio notou a dificuldade nacional para a importação de alimentos, devido a II Guerra Mundial, e resolveu tocar o negócio adiante.
Com foco na produção de derivados de suínos, bovinos, aves e também em carnes industrializadas, dois anos após a entrada de Attílio nasce uma das marcas mais lembradas pelo consumidor brasileiro, a Sadia S/A.
A partir disso a empresa ganhou espaço nacional e anos depois o mercado internacional, onde atualmente exporta para 140 países.
E você sabe por que a Sadia é tão reconhecida e amada por seus consumidores? Porque além de ser uma grande geradora de renda em diversas regiões do país (seja na criação de matéria-prima, produção ou revenda) , foi ela a pioneira na produção nacional dos alimentos mais idolatrados por muitos de nós: lasanha, nuggets e pizza congelada!
Isso mesmo, meus caros. A Sadia é a heroína e dona do coração de muitos solteiros, filhos abandonados pelos pais e preguiçosos na cozinha.





Carlos Moreno


Não é apenas o Bombril que tem 1001 utilidades, prova disso é o ator Carlos Moreno.
Durante mais de 30 anos como garoto propaganda da marca, Carlos assumiu o slogan da mesma e mostrou-se para o consumidor brasileiro em 344 comerciais diferentes – e ao mesmo tempo iguais.
Apesar dos filmes serem produzidos sempre com o mesmo cenário (uma bancada e um fundo preto contendo a marca Bombril), por meio de roteiros criativos, diferentes convidados e campanhas e também interpretando ícones como Ronaldinho, Padre Marcelo e Xuxa, Moreno conquistou a atenção de milhares de donas de casa.
Estes 344 comerciais produzidos renderam à marca a sua presença no Guinnes Book como a campanha publicitária que mais foi ao ar na história.
Segundo o ator, a fama de “Garoto Bombril” o incomodou por certo tempo, mas após ver que o seu trabalho era veiculado em rede nacional e reconhecido por tantas pessoas, acabou aceitando a ideia e dedicou-se por inteiro às campanhas.
Atualmente mesmo com a não renovação do contrato com a empresa, assim como Bombril é sinônimo de lã de aço, Carlos Moreno é sinônimo de Bombril.


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Referências


Abraços, Sabrina.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O Pinguim mais querido e a Careta mais famosa!

PONTO FRIO

A empresa Ponto Frio surgiu em meados de 1946, no Rio de Janeiro. Sua principal ideologia, no início, era trabalhar com máquinas de costura e refrigeradores. O empresário Alfredo João Monteverde, na época, trouxe os produtos da melhor qualidade na categoria, para o conforto de seus clientes. O interesse popular foi tão grande que houve a necessidade de construir uma loja para exposição destes produtos.
- E por que o nome Ponto Frio?
A empresa importou um produto chamado Cold Spot (um refrigerador), que fez tanto sucesso, mas taaanto sucesso, que a mídia da época e consumidores, entre outros envolvidos, passaram a chamar a loja de Ponto Frio, que surgira a partir da tradução do tão adorado produto.
Hoje, o Ponto Frio é uma das maiores redes de estoques de móveis e eletrodomésticos do país.

Obs: o marketing das redes sociais do Ponto Frio é bastante voltado para os jovens e seus interesses. E dá certo!


TRAKINAS

Biscoito ou Bolacha? Tanto faz! O importante é que, quando bate aquela vontade de comer um biscoito recheado, logo vem na mente as melhores marcas, e uma das mais famosas é a Trakinas (o biscoito que é a sua cara). A empresa surgiu no final da década de 80 e tem um conceito básico: as várias caretas 'estampadas' nas bolachas, reproduzem várias emoções e suas diversas expressões faciais.
Com esta ideologia, não podemos de deixar de mencionar que a marca Nabisco trouxe a Trakinas para ser a primeira bolacha recheada destinada às crianças no Brasil. Sua página na web faz muito sucesso, muito provavelmente pelos jogos atrativos e dinâmicos destinados aos pequenos e jovens fãs da marca.



Importante: as informações sobre as marcas vieram de dois lugares diferentes!

Por enquanto, é isso! Até a próxima! ;-)
Henrique Silveira.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

                                                      Totvs e Bunny Duracell


Totvs a empresa que aprendeu a ser igual sendo diferente. É fabricante de software, inovação, relacionamento e suporte de gestão, é a líder do Brasil e a 6ª maior do mundo no setor.
A empresa teve sua origem relacionada a um pequeno bureau, criado em 1969, com o intuito de prestar serviços gerais na área de informática. Fundado por Ernesto Mário Haberkorn, sob o nome de SIGA (Sistemas Integrados de Gerência Automática) desenvolveu um sistema que permitia o gerenciamento empresarial centralizado, cujo principal objetivo era a automação de processos administrativos.
Em 1983, Laércio Cosentino  convenceu seu patrão, Ernesto, a tornar-se seu sócio em uma nova empresa: a Microsiga , tendo como principal produto sistemas administrativos para microinformática.  A empresa tinha o objetivo inicial de elaborar softwares para computadores pessoais e, posteriormente, passou a atuar no mercado de softwares de gestão empresarial integrada, acessíveis às empresas de médio e pequeno porte.
Em 1990, a empresa construiu um eficiente e abrangente mecanismo de distribuição, composto por um balanceado sistema de franquias e unidades próprias, o que lhe possibilitava a cobertura em todo o Brasil e nos principais países da América Latina.  Em 1997, inaugurou sua primeira unidade no exterior, a Microsiga Argentina. No ano seguinte, a empresa iniciou a busca de um parceiro internacional, que culminou com a admissão da Advent International Corporation, colaborando para a consolidação da TOTVS no Brasil e para a sua expansão no mercado externo.
Em fevereiro de 2005, adquiriu a Logocenter e recomprou a participação da Advent. Nascia assim a TOTVS, uma corporação líder absoluta no segmento de pequenas e médias empresas, no Brasil e na América Latina. 
Em 2011, para difundir a sua marca a clientes ativos e potenciais espalhados pelo mundo, a empresa criou o conceito “Share the new world – Compartilhe o novo mundo”. Desta forma, a TOTVS propõe a seus clientes que compartilhar conhecimento é transformá-lo em valor. Além disso, a empresa criou a by You, primeira rede social de propósitos corporativos e profissionais, em que stakeholders tanto corporativos, como pessoais, rigorosamente qualificados e autenticados, interagem, colaboram, buscam e geram negócios.
Bibliografia


                                                                 
 Bunny Duracell coração da companhia que distribui energia portátil por todo o mundo. Foi criado em 1973, com a intenção de mostrar que a pilhas Duracell duravam muito mais que as pilhas comuns e econômicas.
O Bunny que funciona com pilhas Duracell, podia durar muito mais que os outros sem se importar com o desafio, sendo assim até hoje. Ele da um caráter atrativo e alegre à energia pessoal e demonstra como as pilhas Duracell duram tanto.
Bibliografia


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Empresa Ipiranga,personagem Bocão

             

Empresa Ipiranga

IPIRANGA apaixonada por carro como todo brasileiro, marca  de princípios e objetivos direcionados em atender as necessidades do cliente, tendo como resultado o aperfeiçoamento e elevação de qualidade de seus produtos e serviços.
Marca brasileira teve seu inicio em 1933, pecuaristas brasileiros e argentinos uniram-se para produzir derivados básicos de petróleo destinados a atender o mercado de Rio Grande do Sul. Foi então que nasceu em Uruguaiana a pequena unidade pioneira chamada “Destilaria Rio Grandense de Petróleo”, vista pela primeira vez no Brasil a produção em escala industrial, gasolina, querosene, óleo diesel e óleo combustível.
Empresa a pouco mais de um ano no mercado quando o governo proibiu a reexportação de petróleo. Surgindo o segundo grupo de empresários que desenvolveram uma suposta solução, juntar os capitais e construir uma nova unidade localizada na cidade de Rio Grande.
Nasceu em 1936 a Ipiranga S.A. Companhia Brasileira de Petróleos. Na entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial aumentou ainda mais o bloqueio de reenvio de matéria-prima, impossibilitando o transporte de petróleo.
Os avanços e dificuldades da empresa Ipiranga reflete nos bons resultados de hoje, é a maior empresa do setor de distribuição de combustíveis no Brasil onde atua nacionalmente em cerca de 6,5 mil postos. Diferencial e estratégia faz com que seus produtos e serviços sejam bem posicionada no mercado consumidor.

Bibliografia




Personagem Bocão

O personagem gelatinoso trouxe nos anos 80 mais força no comercio de gelatinas. “Bocão” ícone da marca Royal idealizou uma nova visão a simples gelatina considerada uma sobremesa normal. Comerciais vibrantes e estratégias em associar os produtos com o conceito jovem em entretenimento e diversão. Com o objetivo de associar a boa alimentação e diversão, aumentando o consumo do produto entre as crianças.

Bibliografia

ABRIL, http://exame.abril.com.br Acesso em: 16 jan. 2014.


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Histórias Publicitárias

Marca: Pão de Açúcar

O ano é 1929, um português chamado Valentim dos Santos Diniz, embarca em um navio, com o sonho de recomeçar sua vida  na América. Ao cruzar o Atlântico, ele se depara com uma bela imagem no horizonte, o Pão de Açúcar. Esse é o início da história de uma marca que já foi a maior rede varejista do país.
Em 1948, o jovem portuga ergue uma discreta padaria, aos poucos ele ia conquistando mais e mais clientes, abrindo outras lojas, de tal maneira que em 1969 o Pão de Açúcar já tinha 55 supermercados. Muito conhecida pela inovação, a marca já fazia arte naquela época, como por exemplo o primeiro supermercado localizado dentro de um shopping center e o primeiro supermercado 24 horas do brasil.
Na década de 70, entra em cena Abílio Diniz, primogênito de Valentim. Quando era menor Abílio já acompanhava o pai na panificadora que originou tudo. Abílio colocou a empresa em outro patamar, porém em 86, com o congelamento de preços no Brasil, o Pão de Açúcar entrou em crise como todas grandes empresas e não tinha nem como pagar seus fornecedores, foi o fim da empresa. Só que não, o filho do nosso querido portuga, vendeu seus próprios bens, carros de diretores da loja e conseguiu dar a volta por cima, transformando o PA na maior rede varejista do país. 
No ano passado, Adílio renunciou a presidência e o GPA pertence a marca Cassino, que também tem os direitos da atual maior rede de varejo do país, A Casas Bahia.

Personagem: Bidendum

Bibendum nada mais é do que o maior logotipo da história, nascido em 1898 o boneco fofinho composto por pneus tem uma importância muito maior do que podemos imaginar, além de estar presente em toda a história, ele é um dos poucos mascotes que possui uma bibliografia.
No início Bibendum não tinha essa aparência simpática, ele parecia uma múmia assustadora e participou em diversas disputas de gladiadores no coliseu, isso nas campanhas publicitárias na Itália.
Mas por que esse nome? Nos primeiros comercias ele aparecia com uma taça cheia de pregos, cacos de vidro e dizia: "Nunc est bibendum" que significa hora de beber, isso simbolizava a qualidade do pneu Michelin, pois ele bebia qualquer obstáculo. O boneco sempre vivia cercado de ostentação, consumia charutos Havana e usufruía das melhores bebidas, até que um dia decidiu lutar pela segurança dos motoristas. Uma vez encontrou uma família que precisava de um pneu, Bibendum retirou seu melhor pneu do seu abdômen e colocou no carro,
Hoje o boneco é o guardião do motorista e sempre luta pela segurança e a Michelin é junto com a Pirelli a melhor marca pneumatística do mundo 



    
  

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Histórias Publicitárias


Marca: Casas Bahia

    A historia da maior rede de lojas de varejo do Brasil tem inicio através de seu fundador e idealizador, Samuel Klein que após 5 anos de trabalho duro como vendedor ambulante, conseguiu abrir sua primeira loja na cidade de São Caetano do Sul. O ano era 1957, e em homenagem aos seus principais clientes, retirantes vindos da região nordeste, a loja passou a se chamar “Casa Bahia”. 
   Sua loja era destinada a atender principalmente pessoas da classe C e D, vendendo produtos de qualidade no crediário, e em prestações que facilitavam muito a vida dos trabalhadores.
  Com a combinação de comprometimento, qualidade, pagamento facilitado e preços acessíveis, não demorou muito para que a “Casa Bahia” se tornasse “Casas Bahia”.
  No dia 11 de Novembro de 2008 a empresa escreveu seu nome na história ao inaugurar a primeira loja dentro de uma favela, contando hoje com aproximadamente 544 lojas que são sucesso de venda em todo o país.
Um sucesso que é fruto da dedicação total aos seus clientes, colaboradores e a você.


Personagem: Baixinho, personagem da Kaiser

  José Valien Royo, popularmente conhecido como o baixinho da Kaiser, já trabalhou como frentista em posto de gasolina e teve diversas funções, até mesmo figurante.
  Ele foi convidado para participar de um teste para a campanha publicitária da cerveja, quando ainda trabalhava como motorista freelancer em 1986 e depois voltando às campanhas em 2006.
  Seu diferencial era o fato de ser muito carismático e não conseguir fazer os movimentos que faziam parte da cena do comercial. Foi quando um dos donos da agência apostou no baixinho “sem jeito”, dizendo que o que é certo da errado e o que é errado, dá certo.
  Uma das características do personagem era o uso de uma boina, que também foi incorporada ao acaso, já que o ator era um pouco calvo e as luzes dos refletores destacavam justamente este ponto, o que no fim, complementou ainda mais o visual escolhido.
  Foram exibidos cerca de 84 comerciais da cerveja kaiser com a participação do ator e o baixinho caiu no gosto dos consumidores, acompanhado pelo slogan: “A kaiser é uma grande cerveja, ninguém pode negar”

Bibliografia

  Acesso: http://www.casodesucesso.com/?cid=35  em: 10/01/2014

Acesso: http://institucional.casasbahia.com.br/empresa/empresa/nossa-historia/  em: 10/01/2014

Acesso: http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/casas-bahia-dedicao-total-voc.html em: 10/01/2014

Acesso: http://www.areah.com.br/cool/mulheres/materia/13613/1/pagina_1/cade-o-baixinho-da-kaiser.aspx em: 10/01/2014

Acesso: http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/08/kaiser-uma-grande-cerveja.html em: 10/01/2014


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Foi dada a largada para o "Histórias Publicitárias"




As aulas das turmas de Publicidade e Propaganda da Univille iniciam somente no dia 24 de fevereiro, mas a partir de hoje, os calouros de PP 2014 já terão o primeiro contato com o mundo da publicidade: "Histórias Publicitárias" é a nova ação do curso que proporcionará uma experiência diferenciada para os futuros acadêmicos. Diariamente os calouros postarão nesse Blog histórias sobre diversas marcas e personagens que marcaram o mundo publicitário.

Os participantes do “Histórias Publicitárias” ainda poderão contar com algumas surpresas durante a ação. Eles poderão ouvir o seu nome, a marca e o personagem de sua tarefa durante a programação da Rádio Atlântida. Além disso, após a publicação da história no Blog do curso, eles serão presenteados com uma camisa e um copo personalizado da ação.

Então, fiquem atentos calouros, e acompanhem aqui as histórias do mundo publicitário!