Pesquise aqui

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Histórias Publicitárias

Marca: Pão de Açúcar

O ano é 1929, um português chamado Valentim dos Santos Diniz, embarca em um navio, com o sonho de recomeçar sua vida  na América. Ao cruzar o Atlântico, ele se depara com uma bela imagem no horizonte, o Pão de Açúcar. Esse é o início da história de uma marca que já foi a maior rede varejista do país.
Em 1948, o jovem portuga ergue uma discreta padaria, aos poucos ele ia conquistando mais e mais clientes, abrindo outras lojas, de tal maneira que em 1969 o Pão de Açúcar já tinha 55 supermercados. Muito conhecida pela inovação, a marca já fazia arte naquela época, como por exemplo o primeiro supermercado localizado dentro de um shopping center e o primeiro supermercado 24 horas do brasil.
Na década de 70, entra em cena Abílio Diniz, primogênito de Valentim. Quando era menor Abílio já acompanhava o pai na panificadora que originou tudo. Abílio colocou a empresa em outro patamar, porém em 86, com o congelamento de preços no Brasil, o Pão de Açúcar entrou em crise como todas grandes empresas e não tinha nem como pagar seus fornecedores, foi o fim da empresa. Só que não, o filho do nosso querido portuga, vendeu seus próprios bens, carros de diretores da loja e conseguiu dar a volta por cima, transformando o PA na maior rede varejista do país. 
No ano passado, Adílio renunciou a presidência e o GPA pertence a marca Cassino, que também tem os direitos da atual maior rede de varejo do país, A Casas Bahia.

Personagem: Bidendum

Bibendum nada mais é do que o maior logotipo da história, nascido em 1898 o boneco fofinho composto por pneus tem uma importância muito maior do que podemos imaginar, além de estar presente em toda a história, ele é um dos poucos mascotes que possui uma bibliografia.
No início Bibendum não tinha essa aparência simpática, ele parecia uma múmia assustadora e participou em diversas disputas de gladiadores no coliseu, isso nas campanhas publicitárias na Itália.
Mas por que esse nome? Nos primeiros comercias ele aparecia com uma taça cheia de pregos, cacos de vidro e dizia: "Nunc est bibendum" que significa hora de beber, isso simbolizava a qualidade do pneu Michelin, pois ele bebia qualquer obstáculo. O boneco sempre vivia cercado de ostentação, consumia charutos Havana e usufruía das melhores bebidas, até que um dia decidiu lutar pela segurança dos motoristas. Uma vez encontrou uma família que precisava de um pneu, Bibendum retirou seu melhor pneu do seu abdômen e colocou no carro,
Hoje o boneco é o guardião do motorista e sempre luta pela segurança e a Michelin é junto com a Pirelli a melhor marca pneumatística do mundo 



    
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário